Certificação Sponge​

SPONGE realiza a certificação da área responsável pela captura de CO2, incorporando documentação da propriedade rural e de seus proprietários, incorporando informação de acesso restrito existentes no sistema público de Registro de Imóveis, e do Cadastro Ambiental Rural – CAR. 

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é obrigatório para todos os imóveis rurais, propriedades ou posses, de cunho público ou privado, assentamentos de reformas agrárias, áreas destinada à indígenas e comunidades tradicionais.

Para dimensionar o volume de captura CO2 de cada área rural a SPONGE utiliza metodologias respaldadas por estudos científicos. 

Os parâmetro de aferição da captura de CO2 fixados pela SPONGE seguem padrões internacionalmente aceitos.

A captura de CO2 é anualizada, e sua utilização em ações de ESG também são Certificadas, com a extinção do crédito da captura. 

ESG - Environmental, Social and Governance

Corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O termo foi cunhado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins. 

O entendimento e a aplicabilidade de critérios ESG pelas empresas brasileiras é, cada vez mais, uma realidade. ESG é a indicação de solidez, custos mais baixos, melhor reputação e maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades. 

Segundo o Climate Change and Sustainability Services, da Ernest Young, as informações ESG são essenciais hoje para a tomada de decisões dos investidores. E os critérios ESG estão totalmente relacionados aos ODS, realidade nas discussões no mercado de capitais. 

No levantamento realizado com as companhias que fazem parte do ISE, Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, 83% delas possuem processos de integração dos ODS às estratégias, metas e resultados.

Contato