Logística Reversa

 

Logística Reversa é um novo conceito incorporado às ações de sustentabilidade, que impõe para o consumidor a obrigação de realizar o descarte de um bem não mais utilizado, em um Ponto de Coleta com certificação ambiental, indicado pela indústria, distribuidor ou comerciante que vendeu o bem, para viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada, de forma a atender o art. 33, da Lei 12.305/2010.

Mas porque minha empresa deve fazer uma Campanha de Logística Reversa?

Muito mais do que cumprir o que é estabelecido pela Lei, as Campanhas de Logística Reversa promovidas através da Sponge possibilitam:

  • Maior envolvimento e marketing de relacionamento com os clientes e sociedade;
  • Ações de Marketing Social e de Sustentabilidade; 

  • Possibilidade de recuperar componentes de interesse para o processo 
produtivo de novos produtos, com menor custo em relação a matéria prima primária;
  • Possibilidade de realizar uma nova venda, quando da entrega de um produto pós-consumo em um Ponto de Coleta que participa da campanha de recuperação;
  • Adotar o Selo de Ecoeficiência Sponge;
  • Possibilidade de aferir incentivos fiscais e de crédito; e
  • Inventário dos produtos recuperados e Pontos de Coletas envolvidos na ação.

Ao estruturar uma Campanha de Logística Reversa a empresa mostra a preocupação com o destino do pós-consumo de seus produtos colocados no mercado. Para a Logística Reversa acontecer na Sponge é necessário:

Incentivador: é a Pessoa Física ou Jurídica que promove uma Campanha de Recuperação de produto/embalagem do pós-consumo;

Campanha de Recuperação: É a ação estruturada de recolhimento que detalha o produto/embalagem, pós-consumo, que se quer recolher. Na Campanha, a ação de entrega é recompensada com Pontos Sponge , definidos pelo Incentivador;

(Saiba mais em Política de Pontos)

Ponto de Coleta: São os locais de entrega do objeto da Campanha de Recuperação;

Cidadão SPONGE: É a pessoa Física ou Jurídica que realiza a entrega do objeto da Campanha no Ponto de Coleta vinculado à Campanha de Recuperação.

 

 

 

Se você se interessou em promover um campanha estas dicas são importantes:

  • A empresa (no caso o Incentivador) é quem define a quantidade de Pontos Sponge que vai destinar para cada Campanha e para cada produto ou embalagem a ser recuperado;
  • O Incentivador pode estruturar quantas Campanhas de Logística Reversa achar necessário;
  • Cada Campanha de Logística Reversa só pode ter um tipo de produto ou embalagem vinculada;     
  • A Campanha de Logística Reversa, que está sendo estruturada, deve indicar um ou mais Pontos de Coleta (de confiança do Incentivador) para receber o produto ou a embalagem da Campanha; e
  • O Ponto de Coleta vinculado à Campanha de Logística Reversa é de total responsabilidade da empresa, pois no momento que o produto ou embalagem é entregue no Ponto de Coleta, ocorre o crédito dos Pontos SPONGE para quem entregou o produto/embalagem. Observe que uma senha é fornecida pelo sistema a quem for entregar o produto/embalagem. No momento da entrega esta senha é validada pelo Ponto de Coleta, através do sistema.

 

Como eu faço para participar da Campanha como Ponto de Coleta?

  • Para participar da campanha e receber os produtos é necessário estar cadastrado como “Ponto de Coleta”.
  • Se você for uma ONG ou Cooperativa há usuários específicos para você.
  • No caso de empresas recicladoras, ou outro negócio que trabalhe com resíduos pós-consumo cadastre-se como o usuário “Logística Reversa”.
  • É importante lembrar que você só participa das Campanhas promovidas na sua cidade.

 

Sou um cidadão, tenho resíduos que desejo destinar corretamente, mas hoje não existe nenhuma Campanha.

Se esse for o seu caso, cadastre o resíduo que você tem, em “Meus Resíduos” no seu acesso restrito. Quando uma Campanha for criada você será notificado e poderá destinar esse produto corretamente e ainda ser recompensado com Pontos Sponge.

 

Ficou com dúvidas ou quer saber melhor como funciona?

Acesse nosso canal de Contato. Mudar a percepção que temos hoje dos resíduos sólidos pode não ser fácil, é uma questão de tempo para adquirirmos esse novo hábito e começarmos a fazer a diferença!