Certificadora REDD+ do mercado voluntário brasileiro

A SPONGE é uma empresa catarinense com foco nas questões ambientais e de inclusão social, promovendo sinergias inovadoras para o mercado

Nossa história

A Sponge atua no setor de sustentabilidade desde 2014. Iniciamos nossas atividades certificando condomínios e empresas que promoveram a destinação correta de seus resíduos sólidos, de acordo com a legislação brasileira (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e ISO 14.001.

Nos últimos anos identificamos a necessidade de ampliar nosso escopo de atuação, devido à demanda de clientes e mercado que começaram a se preparar para a transição para carbono neutro, ampliando suas ações ESG.

Por se tratar de um mercado relativamente novo, e para orientar as organizações com as melhores práticas, nos estruturamos para certificar ações ESG voltadas à geração de créditos de carbono.

O que é o certificado de crédito de carbono?

PROTOCOLO DE QUIOTO

Com o intuito de definir metas para a redução das emissões de gases do efeito estufa, o Protocolo de Quioto foi criado em 1997, mas entrou em vigor no ano de 2005. Atualmente, em seu terceiro período de compromisso, os países se comprometeram em reduzir/zerar as emissões até 2030.

O QUE É O CRÉDITO DE CARBONO?

Com o protocolo, a redução das emissões de gases do efeito estufa passaram a ter valor econômico. Por isso, o crédito é como um certificado que os países, empresas ou pessoas compram para mitigarem a emissão os gases.

Como funciona?

Um crédito de carbono equivale a uma tonelada de carbono.

As toneladas de carbono – medida usada para contabilizar as emissões dos gases – passam por uma certificação e são registradas em algum projeto de carbono. Nesse sentido, os gases de efeito estufa (GEE) são convertidos em unidade de dióxido de carbono equivalente (CO2e).

Nossa solução

Certificação de créditos no Mercado Voluntário de Carbono Brasileiro

Todos os projetos de captura de REDD+ CO2 certificados pela SPONGE possuem documentação, rastreabilidade e estão vinculados a estudos científicos realizados por instituições estatais brasileiras e/ou estudos científicos internacionalmente aceitos. Além disso, a Sponge é registrada junto à VERRA, parceira de negócio que possui metodologias para a geração de créditos de carbono e é referência no Mercado Voluntário de Carbono.

Créditos Robustos, verificados anualmente

Para garantir a qualidade do crédito gerado, a Sponge audita anualmente as informações enviadas pelo proprietário do projeto que gera o crédito de carbono – diferente de muitos projetos registrados, que possuem seus créditos emitidos por um determinado período.

A Sponge entende que variações no terreno e sua cobertura podem acontecer de um ano para o outro, por isso torna-se fundamental a cada nova data base realizar nova verificação.

 A Sponge busca desenvolver o Mercado Voluntário de Carbono Brasileiro de forma profissional, adaptado à nossa realidade e regulamentações.

Contato