De acordo com pesquisa nacional, de 2016, promovida pelo Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), 1055 municípios brasileiros (cerca de 18% do total) operam programas de coleta seletiva. O custo médio da coleta seletiva, por tonelada, nas cidades pesquisadas foi de R$ 389,46. Considerando o valor médio da coleta regular de lixo R$ 95,00, temos que o custo da coleta seletiva ainda está 4,10 vezes maior que o custo da coleta convencional! Ou seja, diante desses valores, percebe-se como a coleta seletiva torna-se impraticável para muitos municípios brasileiros. 
 
Leia mais »

A sustentabilidade vem se difundido e se intensificando, no ambiente corporativo, como um diferencial competitivo através de grandes investimentos nas questões socioambientais. O objetivo principal é definir um padrão de conduta ética em relação aos funcionários, à sociedade e ao meio ambiente. 
 
Leia mais »

Atualmente se encontram no mercado vários tipos de rotulagem. Eles variam de acordo com quem é o responsável pelo aviso veiculado e sobre o que está sendo avisado.
A Rotulagem Ambiental tem por principio atribuir um selo ou rótulo a um produto que pode ser um bem, serviço, tecnologia ou quaisquer outras aplicações industriais para as quais se atribua um rótulo ambiental. Seu objetivo é promover a melhoria da Qualidade Ambiental de Produtos e Processos mediante a mobilização das forças de mercado pela conscientização de consumidores e produtores, estimulando, assim, a demanda por produtos com menor impacto ambiental.
O rótulo ambiental é uma ferramenta de comunicação, e um instrumento de marketing para as organizações que investem nesta área e que querem oferecer produtos diferenciados no mercado. Esse tipo de rotulagem agrega um diferencial e, por isso mesmo, deve ser usado com ética e transparência para não confundir, iludir e nem tampouco distorcer conceitos sobre preservação ambiental aliada à sustentabilidade socioeconômica. Devem ser objetivos, com informações relevantes, devem ser também compreensíveis, facilitando assim a comunicação e a linguagem ambiental para que o consumidor entenda e se familiarize com as questões ambientais.
A rotulagem ambiental quando aplicada nos produtos de uma empresa traz com ela muitos benefícios, podendo ser listado os seguintes:
1) Redução de problemas relacionados aos impactos ambientais melhorando a performance ambiental (a empresa faz mais do que é requerido por lei); 
 
Leia mais »

A gestão de resíduos é um dos maiores desafios do Brasil. Muito do lixo que geramos poderia ser reciclado, mas não é isso o que acontece. Seis anos já se passaram desde a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e a maior parte das cidades brasileiras ainda não possuem um sistema de coleta seletiva, que propicie a reciclagem de materiais, economia de recursos e oportunidade de novos negócios. 
 
Leia mais »