Símbolos em embalagens relacionados à Reciclagem estão cada vez mais frequentes, na maioria dos produtos que adquirimos diariamente, seja nacional ou importado, e nos ajudam a identificar os diferentes tipos de materiais que podem ser reciclados. Você sabe o que eles significam? A SPONGE te esclarece alguns deles:

 

160126 Publicação 01 Símbolo da Reciclagem
Indica que é possível reciclar o material – não que o objeto tenha sido reciclado ou que será aceito em um sistema de coleta seletiva. Algumas vezes esse símbolo é usado com um percentual no meio da figura para explicar que a embalagem contem x% de material reciclado.

 

160126 Publicação 02 Símbolo com a pessoa jogando o lixo no lixo
Orienta a eliminar o resíduo com cuidado e ponderação. Não diz respeito à reciclagem, mas é um lembrete para ser um bom cidadão, descartando o item da forma mais adequada.

 

160126 Publicação 03 O Ponto Verde
O Ponto Verde não significa necessariamente que a embalagem é reciclável, que será reciclada ou que foi reciclada. Este é um símbolo usado em muitos países europeus e significa que o produtor fez uma contribuição financeira para recuperar e reciclar embalagens.

 

160126 Publicação 04Tipos de Plásticos
Identifica o tipo de plástico utilizado para fazer a embalagem através do Código de Identificação. É representado por uma numeração de 1 a 7 que identifica o polímero que constitui o produto.

 

160126 Publicação 05 Vidro
Orienta a descartar garrafas e frasco de vidro em locais próprios para a sua destinação.

 

160126 Publicação 06 Alumínio Reciclável
Este item é feito com alumínio reciclável

 

160126 Publicação 07 Aço Reciclável
Este produto é feito com aço reciclável

 

160126 Publicação 08 Lixo Eletrônico
Resíduos de itens eletrônicos – desde eletrodomésticos, celulares e equipamentos de TI – que podem ser reciclados, se você ver este símbolo.

 

160126 Publicação 09 Compostável
A “muda” é a marca registrada dos produtos bioplásticos europeus. Produtos certificados para serem industrialmente compostáveis de acordo com a norma europeia podem utilizar o logotipo com a “muda”.

 

160126 Publicação 10 Madeira
A logo do Conselho de Manejo Florestal (FSC) identifica e certifica produtos originados do bom manejo florestal.

 

 

Fonte: RecycleNow