Sobre o projeto de Captura de Créditos Carbono
Entendemos que as partes principais em um mercado de carbono são os compradores e os vendedores. Neste processo somos simplesmente um meio de transação necessário. Dessa forma, pretendemos tornar nossas transações o mais ágil possível, sem comprometer a integridade do mercado ou a fungibilidade de nossos créditos. O padrão é simples e poderoso e exige atenção aos pontos listados a seguir.
Pontos chave de nosso projeto de captura
- Trabalhamos apenas com o realizado, não desenvolvemos projetos de captura a partir de planos de negócios ou promessas futuras de conservação. O objeto de captura deve existir há tempo suficiente para que uma certificação confiável seja feita.
- O registro do projeto especifica a área que é preservada, e a remoção de GEE que ele operará. Apresentada e comprovada pelo proprietário ou responsável.
Ciclo de vida de um Crédito de Carbono
1. A AÇÃO DA VEGETAÇÃO

Uma fonte de créditos de carbono
Uma área verde que, naturalmente, captura CO2 livre da atmosfera.
2. A CONVERSÃO E DOCUMENTAÇÃO

Um projeto de captura
Que mensura, apresenta e certifica, dentro de padrões internacionais o CO2 lcapturado pela Fonte de captura.
3. DESTINO OU UTILIZAÇÃO

Um destino ou uso dos créditos
Ao que se chama APOSENTADORIA, onde os créditos de carbono são convertidos em ações de ESG.
APOSENTADORIA DE CRÉDITOS DE CARBONO EM AÇÕES ESG
Uma vez convertidos em ativos digitais, os Créditos de Carbono podem ser mantidos em registro por tempo indeterminado e, enquanto ativos digitais dentro do sistema Carbobank, podem ser livremente transferidos entre usuários do sistema. Porém, quando interessante para o proprietário, e nas condicões que ele desejar, os direitos podem ser exercitos e os Creditos de Carbono aposentados para atender a objetivos ESG.
- Se você optar por manter ou vender créditos que possui, também não poderá usá-los para compensar sua própria pegada de carbono, porque isso seria uma contagem dupla.
- Se você deseja compensar sua própria pegada de carbono, precisa aposentar seus créditos – uma vez aposentados, os créditos de carbono não podem ser negociados.
- Quando você opta por aposentar alguns ou todos os seus créditos de carbono, a Carbonium emite um certificado de aposentadoria para download, para que você possa comprovar suas reivindicações de compensação.
Compliance e visão geral da metodologia
Parte do processo de registro do projeto lista as metodologias que serão utilizadas para quantificar suas reduções de emissões. Essas metodologias devem estar em conformidade com as metodologias locais e internacionalmente aceitas, como as usadas no CDM, Gold Standard, VCS e outros padrões. Isso é para garantir que as reduções de emissões sejam críveis aos olhos dos auditores e compradores de compensação e governos.
A quantidade de compensação de carbono por nossos projetos utiliza como referência as seguintes metodologias, orientações e legislações:
- Todos os nossos projetos utilizam como referência metodologias reconhecidas pela VCS, CDM e outras; no entanto, aplicamos processos de mercado de carbono mais simples e voluntários, em vez daqueles usados pela VCS e similares.
- Orgulhamo-nos de que, em todos os nossos projetos, pelo menos 70% da receita líquida de carbono é devolvida aos beneficiários do projeto como dinheiro ou reinvestimento.
- O resultado é um conjunto de projetos que vão ao encontro do nosso objetivo e visão para este mercado: Projetos reais, pessoas reais, benefícios reais (não negociamos planos de negócios!) e redução de emissões.
Porque compensar sua pegada de carbono?
Em alguns casos, é mais econômico reduzir as emissões apoiando projetos que reduzam as emissões. A Sponge tornou o processo de fazer isso simples e acessível.
A mudança climática é uma séria ameaça para todos nós. Sabemos disso há muito tempo. Também sabemos que as mudanças climáticas foram e estão sendo causadas por muitas de nossas ações que geram emissões de gases de efeito estufa – especialmente na forma de dióxido de carbono (CO2).
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) tem trabalhado para reduzir as emissões globais de carbono desde 1997. Um dos princípios orientadores da UNFCCC é que todos os países (e seus cidadãos!) tenham uma responsabilidade compartilhada e diferenciada para reduzir suas emissões. Isso significa que todos temos que trabalhar juntos para reduzir as emissões, mas os emissores mais pesados têm uma responsabilidade maior.
O mercado de carbono surgiu como um mecanismo para ajudar os emissores pesados, cujas ações de redução de emissões têm um alto custo, a encontrar formas de menor custo para reduzir suas emissões. Isso é feito permitindo que os grandes emissores reduzam suas emissões, compensando-as com créditos de carbono comprados de outros, com emissões mais baixas e menores custos de redução de emissões. Assim, o mercado de carbono cria um processo ganha-ganha – os grandes emissores se beneficiam reduzindo o custo de suas reduções de emissões, enquanto os emissores mais baixos são recompensados financeiramente por seus esforços de redução de emissões. Isso acontece em nível de país, em nível de empresa individual e até pessoas individuais que desejam reduzir suas emissões de carbono enquanto beneficiam os baixos emissores. O principal mecanismo de mercado para alcançar isso é chamado de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). O MDL está sendo complementado em nível regional e nacional por muitos outros instrumentos de mercado semelhantes.